quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Eclipse lunar total acontece na noite desta quarta e madrugada de quinta

O eclipse lunar total será um evento belo e vagaroso. Segundo especialistas, a Lua estará na sombra da Terra durante três horas e 26 minutos

O primeiro eclipse lunar de 2008 acontece na noite desta quarta-feira (20) e madrugada de quinta. O início está previsto para as 22h43, com ápice para logo após a meia-noite. O eclipse, que será total, sempre ocorre em fase de Lua Cheia e poderá ser observado em todo o Brasil, especialmente na região Norte do país.

Espetáculo igual foi visto pela última vez há quase três anos - em 11 de abril de 2005. O próximo acontecerá em 16 de agosto deste ano, mas será parcial e visível em parte do país. Em contrapartida, os dois eclipses solares de 2008 não poderão ser observados em terras brasileiras.

O eclipse lunar total será um evento belo e vagaroso. Segundo especialistas, a Lua estará na sombra da Terra durante três horas e 26 minutos. "E a duração do eclipse lunar total será de 50 minutos, cerca de 57 minutos a menos do que a máxima duração possível para esse tipo de fenômeno que é de 1h47", explica o astrônomo Germano Afonso, doutor em Astronomia pela Universidade de Paris VI e professor aposentado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde se graduou em 1973.

No Paraná

Segundo a previsão meteorológica do Simepar, quem estiver disposto a ficar acordado, poderá assistir ao eclipse lunar total tranqüilamente, de qualquer local. "Teremos um céu com poucas nuvens no Paraná. Haverá possibilidade para que seja visível em todas as regiões do estado", adianta o meteorologista Tarcísio Costa.

De acordo com cálculos do astrônomo Germano Afonso, a Lua começará a entrar na sombra da Terra a partir das 22h43 de quarta-feira (20). Os observadores notarão uma pequena área escura próxima a uma das bordas da Lua. O auge do eclipse deve acontecer à 00h01 de quinta-feira (21), até 00h51. Às 2h09, a última porção da Lua sairá da sombra da Terra, caracterizando o fim do fenômeno celeste. Neste momento, a Lua avançará pela penumbra da sombra da Terra, mas este passo não poderá ser notado pelo simples observador.

"Durante este eclipse lunar total, a Lua estará na constelação de Leão e o Sol na constelação de Aquário, quando vistos da Terra", afirma Afonso. O próximo eclipse lunar total somente daqui a sete anos. "Apenas em 4 de abril de 2015 teremos condições ideais como as deste eclipse lunar total. Portanto, não percam esta oportunidade de observá-lo", recomenda o astrônomo.

Curiosidade

Na Antiguidade, os eclipses lunares eram uma das provas de que a Terra era redonda, visto que sempre a sombra da Terra era em forma da sombra de uma esfera e não de um disco ou de um cubo. "Depois foi útil para cálculos de mecânica celeste e hoje serve para um acompanhamento da quantidade de aerosóis (partículas suspensas na atmosfera terrestre), através da cor e intensidade da mesma", conta Maurício José Kaczmarech, presidente da Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas (SPCA), de Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

Nenhum comentário:

_________________________________________________________