terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Vai-Vai é campeã do carnaval de São Paulo

A Vai-Vai é a campeã do carnaval paulistano em 2008, com 90 pontos. O título foi definido nesta terça-feira (5), no último quesito, com a última nota. Mocidade Alegre ficou em segundo lugar e Vila Maria, em terceiro. Águia de Ouro e Camisa Verde e Branco foram rebaixadas. Unidos do Percuhe e Leandro de Itaquera vão voltar ao Grupo Especial no ano que vem.

A escola do Bixiga já tinha outros 12 títulos. Entre eles, um tetracampeonato de 1998 a 2001, um tricampeonato de 1986 a 1988 e um bicampeonato em 1981 e 1982.

"Acreditei até o final", disse o presidente da escola, Edmar Thobias, sobre o mais novo campeonato. “Acho que o que nos levou a vencer foi o trabalho realizado durante o ano inteiro, durante o desfile, e a união da minha comunidade.”

Sobre a disputa apertada com a Mocidade, que vinha liderando a apuração, Thobias ressaltou a profissionalização da folia. "É difícil dizer por que a gente ganhou. O canaval de São Paulo chegou em um nível em que quem erra menos ganha. E a gente errou um pouquinho menos."
ComemoraçãoAos gritos de "sai, sai da frente, sai que a Vai-Vai é chapa quente", a torcida da escola começou a festa na quadra da escola, na Bela Vista, assim que o resultado foi anunciado.

As pessoas correram para a rua e já começaram a batucar e cantar o samba-enredo campeão. Logo depois, decidiram seguir a pé até a igreja de Nossa Senhora Achiropita para agradecer o bom desempenho.

Desfile
A Vai-Vai levou para a Avenida, na segunda noite de desfile, no sábado (2), o enredo “Acorda Brasil”, cantado pelo puxador Carlos Júnior, o Carlão. O carnavalesco foi Chico Spinosa.

O samba surgiu de uma peça do empresário Antônio Ermírio de Morais e aponta a educação como forma de discutir a inclusão social. Até os últimos momentos do desfile, a arquibancada permaneceu levantada para ver o carnaval da escola passar.

A Vai-Vai afirmou que fez neste ano seu desfile mais luxuoso dos últimos dez anos. Participaram do espetáculo mais de 4 mil componentes, divididos entre 31 alas e cinco carros alegóricos.

A tradicional escola do Bixiga tinha o objetivo de conscientizar as autoridades e a população do país. Carros imponentes e muita alegria foram ingredientes especiais na apresentação da Vai-Vai.
Carros luxuosos
Um dos carros teve um chafariz com água de verdade. Quem estava perto, chegava a receber pingos de água, que eram bem recebidos numa noite quente. Na mesma alegoria, canhões lançavam fogo. Outro carro que impressionou foi o que levou o símbolo da escola, a coroa.

No quinto carro, a orquestra sinfônica de Heliópolis, comunidade da Zona Sul da capital, foi para a passarela, junto com o cantor Mano Brown, o maestro Silvio Baccarelli e o senador Eduardo Suplicy.

Entre as beldades que participaram da festa estavam a apresentadora e modelo Amanda Françozo, que foi madrinha da bateria da Vai-Vai pela primeira vez, e a bailarina Ivi Mesquita, que ocupou o posto de rainha da bateria.

Desfile impecávelNo fim do desfile, o presidente da agremiação classificou a apresentação como “impecável”. "Com certeza vamos estar aqui no desfile das campeãs. E se Deus e Nossa Senhora Achiropita (padroeira do bairro do Bixiga, berço da agremiação) quiserem será como campeã". Os jurados concordaram.

Nenhum comentário:

_________________________________________________________