domingo, 6 de janeiro de 2008

Ferrari revela carro de 2008

A Ferrari não só terminou 2007 na frente, como começou 2008 deixando a concorrência para trás. O time italiano apresentou neste domingo (6), em Maranello, o F2008, carro que será pilotado por Kimi Raikkonen e Felipe Massa na temporada da Fórmula 1, com inicio em março, na Austrália.

Recebendo a denominação já esperada, o novo modelo tem como novidade o número um no bico, fato não registrado desde a temporada 2005, quando Michael Schumacher andou com o bólido 1 em conseqüência do título conquistado no ano anterior.

Antes mesmo da solenidade oficial de lançamento, o time já havia revelado algumas imagens prévias do novo carro neste sábado (5). O 54º carro do tradicional time italiano, que está na F1 desde 1950, trás como novidades as laterais mais elevadas do cockpit, além das modificações na caixa de câmbio, que agora deverão durar quatro provas.

Os dirigentes e engenheiros, no entanto, já alertaram que muitas mudanças deverão ser realizadas até o início da temporada, o que deixará o atual bólido completamente diferente do utilizado em 2007.

As laterais do novo carro apresentam detalhes em linhas mais retas, sem grandes desenhos e ondulações. O retrovisor afastado do cockpit é outra característica que o F2008 mantém com relação aos antecessores.

Alguns detalhes novos elevaram o peso do carro, mas em um trabalho eficaz da equipe de engenharia, a soma de carro e piloto se manteve em 605 kg. A estrutura física do motor, denominado 056, manteve-se a mesma da utilizada no modelo 2007.

O projetista

O novo carro, agora sem as ajudas eletrônicas banidas pela FIA, foi desenhado pelo diretor técnico Aldo Costa, que está confiante no trabalho feito para o mundial.
“É um carro totalmente novo, mesmo que as mudanças fiquem limitadas devido ao novo regulamento técnico”, afirmou.

Primeiro teste

O primeiro contato do F2008 com a pista vai acontecer nesta segunda-feira (7), na pista de Fiorano, “quintal” da Ferrari. O responsável pelas primeiras avaliações será o atual campeão mundial, Kimi Raikkonen.

Favoritismo

O vice-presidente da Ferrari, Piero Ferrari, afirmou em entrevista neste domingo (6), antes do lançamento oficial, que acredita em Raikkonen como favorito para 2008.

“Na última temporada ele ganhou a confiança do time e é o favorito nesta temporada”, disse Peiro. “Neste ano ele terá um carro ainda melhor do que o F2007, sem dúvida um modelo mais confiável”, completou.
Giovanni Romão

Nenhum comentário:

_________________________________________________________