sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Horário de verão acaba neste fim de semana

O fim de semana terá uma hora a mais por causa do horário de verão. Os relógios dos moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país devem ser atrasados em uma hora na virada de sábado (16) para domingo (17).

O fim do horário de verão fará com que o sábado tenha "25 horas", com a ocorrência de “duas meias-noites”. A medida proporcionou uma redução do consumo de energia nas regiões Sudeste e Centro-Oeste de 4,2% (ou 1.557 megawatts) no horário de pico (das 19h às 22 horas). Na região Sul, a economia - também no horário de pico - foi de 4,8% (480 MW).

Abrangência

Além do Distrito Federal, o horário de verão abrange os mesmos estados dos últimos dois anos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesses estados é possível um aproveitamento maior da luz solar na época do ano em que se implanta o horário de verão.

O estados do Norte e do Nordeste não têm horário de verão, mas a rotina de muita gente também sofre alterações nos meses em que a mudança do relógio permanece em vigor. Os bancos no Nordeste, por exemplo, abrem e fecham mais cedo.

Nenhum comentário:

_________________________________________________________