sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

VELHO BATUTA


O papai Noel nasce no século III, encarnado na figura do bispo Nicolau, depois São Nicolau, só muito tempo depois, com a forcinha protestante alemã é que virou o Noel natalino. Este bondoso velhinho de vestes marrom, que deixava sacos de moedas na casa dos pobres (tal como um Robin Hood), certamente adquiriu alguma doença típica daqueles quem tem mais de 1500 anos e entrou em crise da meia idade... resolveu ficar mais jovial e mudar sua estratégia de trabalho.

As más línguas dizem que nem Papai Noel conseguiu ignorar a Revolução Industrial e aderiu definitivamente ao capitalismo.

Foi em 1931 que São Nicolau virou garoto propaganda da Coca Cola. Com o sucesso, passou a ter centenas de empregados em condições gélitas sub humanas no Polo Norte. Apesar de afirmar serem estes funcionários, duendes Umpa Lumpas, (volta e meia emprestados para a Fantástica Fábrica de Chocolates Wonka) eu particularmente desconfio de descarada exploração de trabalho infantil. Além do que, me parece estranho que a sociedade protetora dos animais ou os movimentos GLTB não tenham tomado nenhuma medida cabível contra os destratos do velho gordo aos viadinhos que percorrem o mundo inteiro carregando seu trenó.

o Bispo em seu novo afã capitalista, ganhou pela Coca Cola a cor vermelha e os traços consumistas de hoje.Noel, um bebedor de Coca Cola, mas que tem um sorriso largo e bochecas rosadas de quem é feliz com sua barriga e consigo mesmo. Tudo pra acalentar a culpa dos gordinhos de plantão. E para aqueles que não se convencem, a Coca Ligth ou a Coca Zero convencem.

Nenhum comentário:

_________________________________________________________