domingo, 30 de dezembro de 2007

Da ópera ao blues

Da ópera ao blues Curitiba se prepara para sediar, em parques e teatros, a 26.ª edição da Oficina de Música

Basta dar uma olhada no quadro ao lado para se ter uma idéia da quantidade de opções musicais diárias que serão oferecidas ao público com a abertura da 26.ª edição da Oficina de Música de Curitiba.

No dia 9 de janeiro, um concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, no Guairão, dá início à temporada musical da cidade, dividida em duas etapas: de 9 a 19 de janeiro, o destaque fica para as músicas erudita e antiga; de 20 a 29 de janeiro, irrompem a MPB, a música eletrônica (pela terceira vez na Oficina) e blues (em sua segunda edição).

O evento, que reúne anualmente cerca de 1.500 participantes, vai ocupar mais de 20 espaços culturais da capital. Além dos teatros tradicionais como o Guaíra, o auditório do Canal da Música e do Memorial de Curitiba, também serão realizadas apresentações em igrejas e parques – o projeto Música nos Parques une-se à programação da Oficina, com apresentações de grupos (selecionados por meio de um edital do Fundo Municipal da Cultura) nos parques Barigüi e Tingüi e no Bosque do Papa.

A Capela Santa Maria, depois de um longo período de restauração, está cotada para abrigar alguns concertos após o dia 16 de janeiro. “Mas, ainda não temos certeza”, diz a coordenadora artística da Oficina de Curitiba, Janete Andrade. O mesmo vale para toda a programação, que, de acordo com a assessoria de comunicação da Fundação Cultural de Curitiba, pode sofrer alterações sem aviso prévio.

Música na telona

A Oficina praticamente não cresceu em números em relação à edição de 2007: ao todo, oferece 91 cursos de instrumentos, prática de conjunto e canto e coral, e cerca de 80 espetáculos, entre concertos e recitais, em que se apresentam alunos e alguns dos principais músicos da atualidade, do Brasil e do exterior. “Serão apresentados de dois a três concertos por dia. Em termos de estrutura, não há novidade, mas as duas etapas sempre oferecem algumas surpresas”, conta Janete.

Duas delas incluem a sétima arte. No dia 15, será exibido o documentário Tocar y Luchar (2006), de Alberto Arvelo, sobre o sistema de Orquestras Juvenis da Venezuela, criado há 30 anos, que agrupa atualmente mais de 240 mil crianças e jovens do país comandado por Hugo Chávez. A apresentação será feita pela professora de violino venezuelana Susana Salas. “É um projeto periférico que cresceu de modo fascinante. Os olhos de maestros do mundo estão voltados para a Venezuela”, conta a coordenadora.

Na segunda etapa da Oficina, os amantes do blues terão acesso a uma mostra comentada de oito filmes sobre o gênero, na Cinemateca, com entrada franca. Entre eles, Feel Like Going Home, de Martin Scorsese; The Soul of a Man, de Wim Wenders; e Piano Blues, de Clint Eastwood.

“Montamos uma programação equilibrada, capaz de oferecer variedade, oportunidades únicas para quem é iniciado na música, mas também para os que simplesmente apreciam a boa música. Ao mesmo tempo, teremos peças que raramente seriam tocadas aqui. Em toda a programação, mas especialmente na Oficina de Música Erudita e Antiga, teremos a presença de gente de diferentes partes do mundo”, explica Janete.

É o caso de músicos como Yang Liu, Susana Salas, Allan Dean Scott Hartman, Jonathan Luxton e Alexander Znachonak (música erudita); e Sérgio Alvares, Gaetano Nasillo, Marília Vargas e Rosana Lanzelotte (música antiga).
A partir do dia 20 de janeiro, quando começa a etapa de MPB, passam pela cidade profissionais como o gaiteiro de foles espanhol Carlos Nunez, autor da trilha sonora de Mar Adentro, de Alejandro Almenabar, que recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2005. O músico, que já se apresentou em salas de concerto ao lado de roqueiros como Bob Dylan, Lou Reed, Eddie Vedder (Pearl Jam) e Alice Cooper, ministra palestra, com entrada franca, no dia 26, no Colégio Estadual do Paraná. No dia 24, Arthur Nestrosvki e José Miguel Wisnik entremeam conversas e canções em uma aula-show, no Teatro da Reitoria.

Nesta etapa, destacam-se também os músicos Raul de Souza, Marco Pereira, Izabel Padovani, Ronaldo do Bandolim, Marcio Bahia e Jorge Elder (MPB); DJ Patife e Pedro D’eyrot, do grupo Bonde do Rolê (música eletrônica); André Cristóvão, Flávio Guimarães, Theo Werneck e Adriano Grineberg (blues).Serviço: 26.ª edição da Oficina de Música de Curitiba. De 9 a 29 de janeiro. Vagas remanescentes podem ser consultadas no site http://www.oficinademusica.org.br/, a partir do dia 2 de janeiro.

Agenda
Confira os destaques da programação da 1.ª Fase da Oficina de Música de Curitiba, que contempla Música Erudita e Música Antiga, de 9 a 19 de janeiro:

Dia 9 – 20 horas (Guairão) – Concerto de abertura. Com a Camerata Antiqua de Curitiba. Regência de Wagner Polistchuk e solo de Marília Vargas.

Dia 10 – 19 horas (Sesc da Esquina) – Conjunto Terra Sonora.

Dia 11 – 19 horas (Sesc da Esquina) – Seleção da obra “Mikrokosmos”, do compositor húngaro Bela Bartók. Com 24 pianistas, entre 4 a 40 anos. Direção musical de Vera Di Domenico; 20h30 (Guairinha) – Coro da Camerata Antiqua de Curitiba. Crônica com Música. Concerto cênico em homenagem a Carlo Goldoni. Regência de Wagner Polistchuk. Direção cênica de Roberto Innocente. Com Luis Melo.

Dia 12 – 19 horas (Guairinha) – Coro da Camerata Antiqua de Curitiba. Crônica com Música; 22 horas (Praça do Iguaçu – Memorial de Curitiba) – Paraná Brass. Direção de Carlos Domingues. Entrada franca.

Dia 13 – 19 horas (Sesc da Esquina) – Monsieur Choufleuri réstera chez lui le... Opereta de Jacques Offenbach; 20h30 (Canal da Música) – Música de Câmara. Com Yang Liu (violino), Hsuan Tsai (piano), Peter Apps (oboé), Cristiano Alves (clarinete), Jonathan Luxton (trompa), Francisco Formiga (fagote), Olga Kiun (piano).

Dia 14 – 19 horas (Sesc da Esquina) – Recital de piano. Direção musical de Olga Kiun.

Dia 15 – 19 horas (Sesc da Esquina) – Apresentação do documentário Tocar y Luchar, de Alberto Arvelo, sobre o sistema de Orquestras Juvenis da Venezuela; 20h30 (Canal da Música) – “Concerti da Camera”. De Antonio Vivaldi.
Dia 16 – 19 horas (Sesc da Esquina) – Voci Nuove. Canto lírico. Direção de Neyde Thomas e Rio Novello.

Dia 17 – 20h30 (Capela Santa Maria) – Música de Câmara.

Dia 18 – 21 horas (Canal da Música) – Encerramento da Banda Sinfônica. Direção musical de Dario Sotelo.

Dia 19 – 19 horas (Sesc da Esquina) – Gaiteiros de Lume. Concerto de Música Celta; 21 horas (Canal da Música) – Concerto de Encerramento com a Orquestra Sinfônica. Regência de Osvaldo Ferreira. Solo de Alexander Znachonak (violoncelo).

Se a entrada não for gratuita, os ingressos custam R$ 10 ou R$ 5 (meia) mais um quilo de alimento não perecível. Os alunos da Oficina têm entrada franca para a maior parte dos concertos.

Endereços: Canal da Música (R. Júlio Perneta , 695 – Mercês), (41) 3331-7501. Capela Santa Maria (R. Marechal Deodoro, 725). Guairão (Pça. Santos Andrade, s/n.º), (41) 3304-7982. Guairinha (R. XV de Novembro, s/n.º), (41) 3304-7982. Teatro Sesc da Esquina (R. Visconde do Rio Branco, 969), (41) 3304-2222.

Gazeta do Povo - 30/12/07

Nenhum comentário:

_________________________________________________________